BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Para mim um eterno poeta ...


Como não falar de DRUMMOND alma do Brasil,cultura mundial enfim pessoa que soube em verso e prosa demostrar meramente o grande ideal de uma vida, simplesmente vivida


Carlos Drummond de Andrade
(1902-1987)

Nascido na cidade de ltabira - MG em 31 de outubro de 1902, desde cedo demonstra habilidade para lidar com a palavra. Aos 13 anos ingressa no Grêmio Dramático e Literário Artur Azevedo, da escola onde estuda, e, ainda adolescente, escreve para o Jornal “Aurora Colegial” do colégio interno em Nova Friburgo!RJ. Aos 20 anos publica seus trabalhos no jornal “Diário de Minas” e nas revistas ‘Para Todos” e “Ilustração Brasileira”.

Apesar de diplomado pela Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte, Drummond faz da literatura sua profissão. Em 1925 funda “A Revista”, que se torna o porta-voz do modernismo mineiro.

Ao longo de sua vida, Drummond recebe diversos prêmios por sua obra, destacando-se o Estácio de Sá (jornalismo), o Fernando Chinaglia, da União Brasileira de Escritores, o Morgado Mateus (Portugal-poesia) e o Padre Ventura do Círculo Independente de Críticos Teatrais. Colaborador de inúmeros jornais e revistas, participa de antologias e tem sua obra traduzida em vários países. Participa de uma série de programas na Rádio Ministério da Educação de entrevistas e do programa “Quadrante”, nesta mesma rádio.

Fazendo uma poesia que “articula um protótipo do mundo moderno - o gauche” (Affonso Romano de Sant’Anna), esse admirável “anjo torto” espelha em sua obra o embate que permeia toda a sua vida: de um lado o desejo de mudanças político-sociais, de outro, a simpatia por valores da tradição. Dentro deste embate, o poeta vive com dilaceramento e também com distanciamento a relação de suas origens mineiras e o mundo. Buscando refletir o seu tempo presente sem abandonar o contexto maior da humanidade, Drummond torna-se um dos maiores e inesquecíveis poetas do Brasil.

Seu falecimento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro - RJ, em 17 de agosto de 1987.

0 comentários: